Arranca oficialmente em todo o país, no dia 02 de Setembro, as aulas do ano lectivo 2024/2025, com a introdução da disciplina de Francês na 5.ª classe do ensino público.
A informação foi avançada pela titular da pasta, Luísa Grilo, antes da reunião com os directores dos gabinetes provinciais da Educação, que serviu para avaliar a preparação das actividades do próximo ano lectivo que se avizinha.
Luísa Grilho disse que o que se pretende é que as crianças possam aprender uma língua estrangeira devido a vasta fronteira francófona. Tendo anunciado igualmente que as línguas nacionais vão ser introduzidas no ensino público no ano lectivo 2025/2026.
E o secretário Nacional para o Ensino Médio, Simão Formiga, disse ao Correio da Kianda que, apesar da data do arranque do ano lectivo que se avizinha, ainda verifica-se muitas enchentes nas escolas para as inscrições das matrículas de forma presencial, e avança que o processo de inscrição online tem dificultado a vida dos alunos, dos pais e encarregados de educação.
Sobre a subida do preço das propinas nas instituições privadas, a ministra Luísa Grilo considera de normal e esclarece que a subida tem que ver com a dinámica da economia de mercado.
Entretanto, para Simão Formiga do MEA, a autorização da subida do preço das propinas e emolumentos nos diferentes subsistemas de ensino, vai elevar o número de cidadãos fora do sistema, e prevê um ano lectivo difícil.