O Ministério da Educação prorrogou, para até ao dia 7 deste mês, o período de inscrições para o acesso ao ensino secundário e técnico-profissional nas instituições públicas e privadas.
A medida surge devido aos constrangimentos verificados durante o processo de inscrições, de acordo com uma nota de imprensa da instituição.
O documento acrescenta que as provas de ingresso às escolas técnicas públicas serão feitas no dia 12 e para as privadas no dia 13 deste mês.
A província do Uíge acolhe a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo 2024/2025, que conta com o ingresso de pelo menos mais de um milhão de novos alunos. As aulas arrancam no dia 2 de Setembro, com a introdução da disciplina de Língua Francesa para os alunos da 5.ª classe do ensino público.
O que se pretende, segundo a ministra da Educação, é que as crianças possam aprender uma língua estrangeira, devido à vasta fronteira francófona.
Luísa Grilo, que falava à imprensa, na qunta-feira, antes de uma reunião com todos os directores dos gabinetes provinciais da Educação, para avaliar a preparação do próximo ano lectivo, anunciou, para o período 2025/2026, a introdução das línguas nacionais no ensino público. “Começámos a capacitar um grupo de formadores e professores para a produção de material nas línguas nacionais”, referiu a ministra.