Os salários dos funcionários públicos referente ao mês de Julho estão pagos na totalidade, desde sexta-feira.
A confirmação é do Ministério das Finanças, através de uma nota da Direcção Nacional do Tesouro publicada pelo Gabinete de Comunicação Institucional.
Segundo o documento, o processamento da folha salarial dos funcionários públicos referente ao mês de Julho está regularizado, com um nível de execução de 100 por cento, embora a sua conclusão tenha ocorrido fora do horizonte definido para o efeito.
Ainda assim, a nota das Finanças reitera o que foi avançado na quinta-feira à noite pelo director nacional do Tesouro, Marlon Lima, que o atraso se deveu ao desfasamento entre os fluxos de entrada de recursos e os compromissos essenciais do Estado, como é o caso do serviço de dívida interna, que só no último dia do mês foi de 300 mil milhões de kwanzas.
O Ministério das Finanças disse reconhecer a alta importância que a remuneração pontual tem para os funcionários, famílias e para o mercado de consumo em geral, tendo reiterado um maior engajamento no sentido de ver atenuado o desfasamento entre os fluxos de receita e de despesa, de modo a permitir a normalização do processamento salarial.
Dados de Maio do ano passado indicavam que o Estado, através do Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), do Ministério das Finanças, tinha um registo de 811.991 funcionários públicos.
Até meados do ano passado, a Função Pública representava um desembolso do Estado para salários de 211 mil milhões de kwanzas. Caso se projectem as actualizações realizadas em média de 30 por cento, pode-se determinar que se aplicam mais de 270 mil milhões de kwanzas para a liquidação dos salários dos funcionários públicos.