Um efectivo da Polícia Nacional foi linchado esta sexta-feira, 23, pela população, no distrito Urbano do Rangel, em Luanda.Segundo uma nota de imprensa a que o Correio da Kianda teve acesso, o linchamento ocorreu depois de um dos agentes ter atingido mortalmente a cidadã Elzira dos Prazeres Manuel Zonga, de 39 anos, e ferido Esperança José Manuel de 63.
Os efectivos destacados na zona, acrescenta o documento, faziam o asseguramento de um evento de carácter religioso na Paróquia de São Luís, na rua da Dona Amalha.Durante o patrulhamento policial “deparou-se com uma multidão em fuga em razão da ocorrência de uma rixa violenta de dois grupos rivais”. Na tentativa de detenção, “houve a interferência dos familiares (Mãe e irmãos), que facilitaram a fuga dos detidos e agrediram os efectivos”.
Na nota pode ler-se também que, “o agravamento da situação, obrigou os agentes a se retirarem do local, no entanto, um dos efectivos devido a relação de proximidade com os moradores daquela circunscrição, permaneceu no local para dissuadir e tentar evitar a escalada da violência, foi mal sucedido e linchado pela população”.
O efectivo linchado, após exames complementares, foi diagnosticado com Traumatismo Craniano Grave, encontra-se sobre cuidados médicos na UTI de uma unidade hospitalar da capital do país.