Janeiro 5, 2025

EM SUBSTITUIÇÃO DE PEDRO CASTRO E SILVADomingos Pedro, que até então desempenhou o cargo de administrador Executivo do BDA, é licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e tem MBA em Gestão pela Universidade Metropolitana de Santos, no Brasil.

O novo vice-governador do banco central tem uma carreira de mais de 26 anos no sector financeiro, iniciada em 1997, precisamente no BNA como inspector.

O Banco Nacional de Angola (BNA ) já tem um novo vice-governador, trata-se de Domingos Pedro, nomeado esta semana pelo Presidente da República, em substituição de Pedro Castro e Silva que vai para o FMI, segundo apurou o Expansão.Domingos Pedro, que até então desempenhou o cargo de administrador Executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) desde Abril de 2022, tem passagem pelo BNA e vários bancos da praça nacional. Agora junta-se a Manuel Tiago Dias (governador) e Maria Juliana Van-Dúnem de Fontes Pereira (vice-governadora).Já Pedro Castro e Silva vai agora ocupar um dos cargos de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI), de que Angola faz parte, uma vez que estava em curso o processo para a designação do primeiro director executivo suplente, cargo que deverá ser ocupado por um representante de Angola. A formalização da nomeação, para um período de 2 anos, ocorrerá brevemente, estando previsto o início das funções em Novembro de 2024.

Quem é Domingos Pedro?

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e com MBA em Gestão pela Universidade Metropolitana de Santos, no Brasil, Domingos Pedro, tem uma carreira de mais de 26 anos no sector financeiro, iniciada em 1997, precisamente no BNA como inspector.

Em 2001 foi promovido como sub-director da direcção de supervisão bancária.

Posteriormente desempenhou funções de administrador do Banco de Comércio e Indústria (BCI), por um período de cinco anos.Em 2011, tornou-se assessor do administrador do Banco Mundial, em Washington DC, e em 2016 simultaneamente desempenhou funções de administrador não-executivo no Standard Chartered Bank Angola (SCBA) e administrador do Grupo ENSA.

Antes de assumir funções no BDA, exerceu funções de especialista em supervisão bancária no BNA.

Expansão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *