Outubro 8, 2024

O Presidente norte americano efectua de 13 a 15 do corrente uma visita de trabalho ao nosso país. A visita de joe Biden é vista no círculo da política doméstica como tendo como foco principal o estratégico corredor do Lobito. O mundo, em volta em guerras, com destaque ao conflito que opõe a Russia e a Ucrania, sem descorar o conflito no médio oriente, que acabou de completar um ano, o trabalho diplomático do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, força o mundo a estar de olhos atentos a nação africana, que se coloca como um pote de oportunidades, para investir e concomitantemente alavancar a sua economia.

Ao chamar para Angola Joe Biden, Presidente da maior potência do mundial, o Estado angolano dá cartas de que não podemos estar dependentes de um único parceiro pois, há em Angola espaços para todos que queiram particpar no desenvolvimento do país, aliás, não foi por acaso que Angola isentou os vistos de acesso para varios países, com o objectivo de dar a conhecer as suas potencialidades e oportunidades de investimentos.

Os Estados Unidos da Americaa formam parceria estrategica com Angola no corredor do Lobito, um via que interliga o República Angola e Congo Democrático sem colocar a parte a a República da Zambia, países fortes em recursos minerais, que encontrarão no Porto do Lobito o caminho para o resto do mundo.

A vinda de Joe biden vai com certeza despertar expectativas diferentes nos países que se encontram no denominado corredor do Lobito, bem como naqueles cujas fronteiras se cruzam com estes.

As relações entre Angola e os EUA retormaram a normalidade após as primeiras eleições democráticas realizadas em 1992, que deram victoria ao MPLA e ao seu Presidente José Eduardo dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *