O Presidente da República, João Lourenço, orientou ontem, no encontro com o Governo Provincial do Kwanza- Sul, a priorização do Projecto de Controlo de Cheias do Sumbe.
Redacção
O projecto visa a reabilitação de valas de macro e micro drenagem e o desassoreamento do rio Cambongo, com a construção de diques e a estabilização das encostas no Sumbe.
A decisão foi transmitida no segundo dia de trabalho do Titular do Poder Executivo, na província do Cuanza Sul, onde a governadora provincial do Kwanza-Sul, Mara Quiosa, apresentou as preocupações e os avanços registados no território sob sua jurisdição.
A responsável destacou, também, a necessidade de conclusão do Projecto de Infra-estruturas Integradas do Sumbe, assim como a implantação do IPKS (Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Sul), cujas instalações actuais encontram-se em estado avançado de degradação, merecendo, no final, a autorização do Chefe de Estado.
Quanto ao sector de energia, destacou que há um bom avanço, com a conclusão em breve das subestações eléctricas da Quibala e Conda-Seles, havendo ainda necessidade de se electrificar os municípios do Mussende e Cassongue.
Após a reunião, o Presidente João Lourenço visitou uma Feira de produção local e caminhou nos arruamentos do bairro Popular, para constatar “in loco” os trabalhos realizados, no âmbito do Projecto de Infra-estruturas Integradas do Sumbe.