
Angola e a Ucrânia analisaram na noite de quinta-feira, em Luanda, o aprofundamento das relações entre os dois países, nos domínios diplomático, económico e comercial.
A apreciação foi feita pelos ministros das Relações Exteriores, Téte António e Andrii Sybiha,dos Negócios Estrangeiros da República da Ucrânia, na sede da diplomacia angolana.
Ambos os chefes da diplomacia passaram em revista o estado actual da relações.Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana destacou as várias iniciativas promovidas pela Ucrânia, com vista à intensificação da cooperação entre os dois países.
Entre as iniciativas mencionadas, destacou a visita de Olga Tranfimtseva, então vice-ministra dos Assuntos de Integração da Ucrânia, que, em 2017, esteve em Angola para lançar as bases de cooperação em áreas fundamentais, como a segurança alimentar, veterinária e saúde animal.
A visita abriu portas para uma cooperação mais estreita, sobretudo nos sectores estratégicos para o desenvolvimento dos dois países.
Além dos projectos em curso, as conversações destacaram importantes acordos em negociação, como o Acordo para Evitar a Dupla Tributação, o Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos e o *Protocolo de Cooperação entre a Academia Diplomática da Ucrânia e a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” de Angola.
Experiência de paz e reconciliação nacional
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha, disse que a Ucrânia quer aproveitar ao máximo a experiência de Angola em matéria de paz definitiva e reconciliação nacional.
Andrii Sybiha que pretendem beber da experiência de Angola, naquilo que tem sido os esforços do Chefe de Estado, enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação, na busca de uma paz definitiva.
Para o embaixador ucraniano, Angola representa um actor de extrema importância no continente africano. O Governo ucraniano procura trocar ideias e identificar novas áreas de cooperação, e intensificar as já existentes.