Janeiro 1, 2025

O Presidente da República apelou, terça-feira, por via de uma mensagem endereçada à Nação, a todos os angolanos a celebrarem a quadra festiva num clima de festa, de alegria, de responsabilidade e sem excessos.

João Lourenço exortou, por outro lado, os angolanos a aproveitarem este período festivo para o renovar da esperança e do estreitamento dos laços entre todos, com o foco no reforço da paz e da unidade nacional, “duramente conquistadas”.

“Angolanas e angolanos, caros compatriotas, chegamos ao período do ano em que as famílias e amigos se reúnem, não só para comemorar, para festejar e repartir ofertas, mas, também, para se fazer uma análise retrospectiva do que foi o ano que termina e perspectivar o que o novo ano nos pode trazer de bom na nossa vida pessoal, social, profissional e de negócios”, ressaltou o Chefe de Estado, apelando às “autoridades competentes que saibam manter a paz, a ordem, a segurança e a tranquilidade das famílias e das comunidades”.

O Presidente da República referiu que o ano de 2024 foi marcado por uma série de acontecimentos que nos moldaram como Nação e mostraram, mais uma vez, a “nossa” capacidade de enfrentar adversidades e de avançar com determinação.

A título ilustrativo, destacou o empenho dos jovens nos desportos, que disse estar a colocar o desporto nacional a um nível que desperta atenção, merecendo, por isso, o reconhecimento do continente e do mundo. “Todas as modalidades têm vindo a crescer e a produzir campeãs e campeões que trazem já um respeitável número de taças e de medalhas das competições internacionais em que participam”, recordou.

O Presidente da República adiantou que tudo está a ser feito para, ano após ano, proporcionar ao povo angolano melhores condições de vida, o acesso a bens alimentares, à água potável, à energia eléctrica, à saúde, à habitação, ao ensino de base e superior e ao emprego.

Referiu que a grande aposta do Executivo tem sido no desenvolvimento económico sustentável, reduzindo, de forma progressiva, a dependência do petróleo, com vista ao aumento do foco sobre a agricultura, em especial a familiar, o agronegócio, a indústria, a inovação tecnológica e a criação de um ambiente de negócios competitivo e atractivo para o investimento estrangeiro.

Com as reformas fiscais profundas e a promoção da diversificação económica, fez saber o Presidente da República, começaram-se a ver sinais claros de recuperação, tendo-se verificado que a agricultura, a indústria e a energia renovável se mostraram como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável nacional.

“O nosso interesse, acima de tudo, é que essas acções contribuam, de facto, para a constante melhoria das condições de vida dos cidadãos, para a redução das desigualdades e a inclusão social, para a protecção dos mais frágeis e desfavorecidos, das crianças, das mulheres, dos velhos, dos doentes e incapacitados”, ressaltou o Chefe de Estado, acrescentando ser por essa razão que o combate à pobreza, ao desemprego e à desigualdade social continua a ser uma prioridade.

Referindo-se ao Programa de Inclusão Social, João Lourenço fez saber que o mesmo teve um impacto directo nas comunidades mais vulneráveis e diversas medidas foram adoptadas para melhorar o acesso à saúde, à educação e aos serviços básicos em todo o território nacional.

Mas, para que todos estes propósitos tenham realização efectiva e duradoura, o Presidente da República disse ser indispensável a participação activa e cívica de todos os cidadãos, em especial da juventude, por ser a força e garantia do futuro, e das mulheres, cujo protagonismo na sociedade angolana disse continuar a ganhar um acentuado destaque.

Presidente anuncia indulto para breve

O Presidente da República anunciou que vai assinar, nos próximos dias, no quadro do 50º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se no próximo ano, um Decreto Presidencial por via do qual indultará um certo número de cidadãos condenados e que cumprem penas nos estabelecimentos prisionais, acto que, como assegurou, voltará a acontecer ao longo do ano em datas a determinar.

O Chefe de Estado reiterou que a comemoração dos 50 anos da Independência Nacional é um acontecimento de importância relevante na história de luta do país contra a colonização, a escravatura e a dominação estrangeira, na história de construção de um país soberano, livre e independente.

Recordou que foi concebido um amplo programa de comemorações que terá a participação de todos os angolanos. Este programa, esclareceu, compreende todo o tipo de actividades políticas, culturais, académicas, científicas, desportivas, religiosas, inaugurações, condecorações de cidadãos que, nesse período, se distinguiram em vários domínios da vida nacional.

O Presidente da República concluiu a mensagem endereçando uma palavra de conforto aos doentes acamados, aos cidadãos que se encontram a cumprir penas nos estabelecimentos prisionais, aos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da Saúde em serviço de turno, aos militares, polícias, bombeiros, tripulações e equipas de aviação e marinha, aos trabalhadores das sondas e outros que, por dever do ofício, estarão privados do convívio familiar.

“Desejo a todo o povo angolano uma quadra festiva feliz e que o novo ano seja portador da realização de muitos sonhos adiados. Feliz Natal e próspero Ano Novo”, desejou João Lourenço aos angolanos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *