Após 7 edições, onde recebeu 1,5 milhões de visitantes e apresentou 136 instalações luminosas, desenvolvidas por mais de 122 artistas nacionais e internacionais. A 8ª edição, ‘O LUMINA’ – Festival de Luz acontece nos dias 12, 13 e 14 de Setembro deste ano.
Redacção
Considerado pelo jornal britânico The Guardian um dos 10 melhores festivais de Luz na Europa, está de regresso a Cascais para uma 8ª edição, nos dias 12, 13 e 14 de Setembro de 2025.
O evento, com entrada gratuita, convida o público de todas as idades a percorrer múltiplas instalações de luz ao longo da vila, entre as quais obras interativas, obras escultóricas, instalações de video mapping e performances ao vivo, em três noites recheadas de arte, música e tecnologia.
A iniciativa, com produção e curadoria do ateliê criativo OCUBO e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai transformar as ruas numa grande experiência cultural integrada, interativa e multissensorial, após ter acolhido, nas edições anteriores, mais de um milhão e meio de visitantes nacionais e internacionais.
Ao todo, o LUMINA foi palco de 136 instalações artísticas, desenhadas por artistas provenientes de 26 nacionalidades, tendo como objetivo atrair novos públicos e promover o acesso à arte, abolindo barreiras sociais e culturais.
Segundo Carole Purnelle, CEO do ateliê OCUBO, “É uma grande celebração da arte, que transforma Cascais num grande palco para a criatividade e inovação, trazendo protagonistas do universo artístico de todo o mundo para desafiar o público a explorar novas perspetivas, novos olhares e novas formas de pensar. Esta iniciativa parte da beleza singular da vila para criar uma oportunidade inovadora para que milhares de visitantes conheçam os seus encantos de uma forma completamente nova. Nesta nova edição, a luz, o centro de toda a experiência, está de regresso enquanto mote e metáfora para a criação de novas e surpreendentes instalações de grande impacto visual e sensorial.”
O festival de luz LUMINA tem vindo a ser reconhecido ao longo das suas múltiplas edições, tendo sido distinguido com o Prémio de Melhor Evento Cultural em 2013 e com o selo EFFE para Festivais Notáveis nas edições de 2015-2016 e 2017-2018.
O ateliê OCUBO
OCUBO é um estúdio criativo de projeção internacional que concebe e produz eventos corporativos, didáticos e artísticos com base em luz e tecnologia, dos quais resultam projetos inéditos e inovadores no domínio do video mapping imersivo.
Com ação reconhecida em diferentes continentes, a OCUBO tem a sua assinatura em experiências marcantes como o Magical Garden (Lisboa e a Porto), a Immersivus Gallery, a primeira galeria de arte imersiva em Portugal, instalada na Alfândega do Porto, onde está em exibição permanente o espetáculo “Porto Legends – The Underground Experience”, assim como várias outras exposições imersivas temporárias sobre os grandes mestres da Arte (Salvador Dalí, Van Gogh, Frida Kahlo, Monet e Klimt, Michelangelo e Da Vinci, etc.), entre muitas outras.