
A Administração Municipal de Viana, no quadro do compromisso com a inclusão e a aproximação dos serviços essenciais às comunidades, garantiu recentemente o apoio logístico e médico a uma cidadã diagnosticada com glaucoma, uma das principais causas de cegueira evitável em Angola.
Redacção
O caso foi identificado por via de um vídeo que se tornou viral, e dava conta da necessidade de uma cidadã residente em Viana, no bairro do Cazombo.
Depois de uma visita preliminar, feita pelas Direções Municipais da Saúde, Acção Social e Gabinete de Comunicação Social entrou em cena o Projecto “Ambulância Comunitária”, coordenado pela Direcção Municipal da Saúde, que tem levado assistência médica a diversas zonas periféricas do município, com enfoque na prevenção e tratamento de doenças crónicas.
Devido à gravidade da situação clínica e à necessidade de cuidados oftalmológicos especializados, a equipa médica da Administração Municipal procedeu à transferência da paciente até ao Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA), onde a mesma iniciou os procedimentos adequados para o tratamento da enfermidade.
Esta acção representa mais um exemplo do esforço articulado da Administração Municipal de Viana em assegurar o acesso equitativo à saúde, principalmente para os cidadãos em situação de vulnerabilidade.
O Projecto “ Ambulância Comunitária ”, além de consultas e campanhas de sensibilização, tem desempenhado um papel determinante no rastreio precoce de doenças e no encaminhamento de casos urgentes aos centros de referência.
A administração municipal de Viana reafirma o seu compromisso com a saúde pública, promovendo políticas de proximidade que colocam o cidadão no centro da acção governativa.