
Angola e a República Bolivariana da Venezuela realizaram, esta quinta-feira, em Luanda, a primeira Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas, que incidiu sobre o reforço das relações bilaterais entre os dois Estados.
O encontro, que decorreu na sede da diplomacia angola, foi conduzido pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pelo vice-ministro para África do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, Yuri Pimentel.

De acordo com uma nota do MIREX. as duas entidades dirigiram as conversações que reavaliou, também, o estado da cooperação nos domínios político-diplomático, económico e comercial, com foco no domínio diamantífero.
“As delegações passaram em revista alguns assuntos de interesse comum e reflectiram sobre as acções que os dois países podem implementar para redinamizar a cooperação bilateral”, conforme a nota.
Os chefes das delegações apresentaram, igualmente, panoramas actualizados sobre os desenvolvimentos político e económico dos seus países, onde na ocasião, debruçaram-se sobre os progressos alcançados e os desafios enfrentados.

No plano económico, as partes reconheceram o potencial dos dois países, ambos produtores de petróleo, tendo sublinhado a importância da criação de sinergias que permitam enfrentar as flutuações do mercado internacional e promover a diversificação das respectivas economias nacionais.
No quadro da política externa, as delegações trocaram pontos de vista sobre temas regionais, internacionais e multilaterais, com destaque para a Presidência angolana na União Africana, os conflitos persistentes em determinadas regiões do continente africano e as perspectivas de cooperação entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a União Africana.
As relações político-diplomáticas entre Angola e a Venezuela datam desde 06 de Dezembro de 1986.