
A Selecção Nacional Sub-20 de futebol perdeu sabado por 4-5 aos penáltis frente a similar da Zâmbia, após empate (1-1) no tempo regulamentar, jogo referente à classificativa do terceiro lugar da Taça COSAFA.
Angola entrou determinada em garantir a medalha de bronze ainda na primeira parte. Porém, o nervosismo demonstrado por alguns atletas impediu que tal acontecesse, além de ter pela frente uma selecção com o mesmo objectivo e poderosa na categoria na região Austral.
Embora os Palanquinhas tenham entrado decididos para o jogo, foram os zambianos quem tiveram motivos para sorrir. Aos 14 minutos, fruto de uma distracção da defesa angolana, Billy Daka inaugurou o marcador, 1-0, resultado que colocou a Zâmbia em vantagem na primeira parte.
Na segunda metade, os rapazes às ordens de Kito Ribeiro regressaram ao relvado completamente transfigurados e assumiram o controlo do jogo. Não deram espaço à equipa adversária que só se preocupava em defender o resultado.
Luís Panda, Domingos André, Manuel Bernardo e Danilson Cundula mostravam agressividade. O quarteto angolano deu muito trabalho à defensiva zambiana que optou pelas faltas para travar a máquina ofensiva das Palanquinhas.
Após muitas tentativas para marcar, aos 86 minutos, Angola chegou ao empate por intermédio de Manuel Bernardo na cobrança de um penálti. O golo levou a partida para os pontapés da marca de grandes penalidades.
Os zambianos foram os melhores na marcação dos penáltis. Converteram os cinco lances por intermédio de Billy Daka, Robert Banda, Temwani Simfukwe, James Sibeene (c) e Bongani Ndhlovu. Pelos angolanos marcaram Rosário Paxe, António Eduardo, Marcelo Faustino e Manuel Bernardo. Ivan Manuel falhou o remate dos 11 metros.
Duelo da final
África do Sul e Malawi defrontam-se hoje, às 14h00, no Estádio Hage Geingob, no fim da competição regional. Os sul-africanos eliminaram Angola por 2-0 nas meias-finais, enquanto o Malawi surpreendeu ao afastar a campeã Zâmbia por duas bolas a uma.
Em feminino, a final será disputada entre as selecções da Zâmbia e da África do Sul, às 11h00 no mesmo estádio. As zambianas chegaram à decisão após expressiva vitória sobre o Botswana (5-0), enquanto as sul-africanas superaram as namibianas por uma bola a zero.
JA