30 de Outubro, 2025

Os dados foram divulgados entre 1 de Janeiro e 10 de agosto de 2025.

Segundo estimativa divulgada pela Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito (Intersociety).

 

O levantamento, apresentado pelo presidente da entidade, o criminologista Emeka Umeagbalasi, também aponta que cerca de 7.800 cristãos foram sequestrados no mesmo período.

A organização, sediada no estado de Anambra, baseou-se em reportagens da imprensa local e internacional, dados governamentais, informações de grupos internacionais de direitos humanos e relatos de testemunhas para compilar as estatísticas.

Segundo o relatório, a média registrada no período equivale a aproximadamente 30 mortes de cristãos por dia e mais de uma por hora, além de 35 sequestros diários.

De acordo com a Intersociety, a violência está relacionada à atuação de grupos como Boko Haram e Estado Islâmico no nordeste do país, bem como a ataques de milícias Fulani radicalizadas contra comunidades predominantemente cristãs no Cinturão do Meio.

O documento afirma que a Nigéria abriga ao menos 22 grupos terroristas islâmicos, alguns com ligações ao Estado Islâmico e ao Fundo Jihad Mundial.

A entidade alertou que essas organizações buscam eliminar ou deslocar cristãos e adeptos de religiões tradicionais, especialmente nas terras Igbo do sudeste e sul-sul.

Umeagbalasi afirmou que sua equipe monitora a violência contra cristãos desde 2010 e disse ao The Christian Post: “Temos seguido os padrões e tendências, e a situação está piorando”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *