22 de Setembro, 2025

As obras de ampliação da profundidade do terminal polivalente do Porto de Luanda, que arrancaram esta sexta-feira, 19, estão orçadas em mais de 300 milhões de dólares, com um prazo de execução de um ano e seis meses.
Na primeira fase, as obras de modernização da infraestrutura vão custar aos cofres da DP World, empresa gestora, mais de 250 milhões de dólares, provendo-se atingir os mais de 380 milhões, ao longo dos 20 anos de período de concessão, abarcando uma área total de 192 mil metros quadrados.

O ministro dos Transportes, que discursava na cerimónia de lançamento oficial da primeira pedra da empreitada, considerou o momento como “um símbolo de transformação estrutural”, dos sectores portuários e da logística nacional e no posicionamento de Angola no mundo.

“Um símbolo que traduz a confiança do executivo nos Transportes e a capacidade do nosso país em atrair investimento internacional em grande escala”, afirmou, sublinhando que a presença de parceiros na referida empreitada reforça a credibilidade de Angola como destino seguro e competitivo de investimento de longo prazo.

O terminal, de acordo com p governante, estará equipado com gruas de tecnologia de última geração, o que vai dinamizar as operações portuárias ao longo do tempo.
Em termos de reflexos, Ricardo Viegas D’Abreu apresentou nova capacidade de empregabilidade tanto na construção como na sua manutenção, a formação Profissional dos quadros angolanos, sobretudo jovens, redução dos custos de importação, bem como maior competitividade nacional e regional.

“Este é mais um passo na nossa caminhada exigente”, dos sector “complexo e interdependente” que apresenta “grandes desafios”.

Por sua vez, o administrador da SP World Group, Joaquim Piedade, explicou aos jornalistas que com a obras de modernização do terminal Polivalente, o Porto de Luanda vai “trazer aumento de volumes de cargas”, atraindo “linhas e navios de cargas” de grande porte e que não podiam, por esta razão escalar Luanda.

“Hoje não existe no Porto de Luanda, um terminal que tenha capacidade de mais de 16 metros de calabres” e com essa capacidade que vai ser instalada aqui, com os trabalhos aqui de aprofundamento da muralha do cais vamos conseguir receber essas embarcações e que vão poder trazer mais volume de cargas”, afirmou.

Esse aumento da capacidade, acrescentou, o terminal polivalente do Porto de Luanda vai sair das actuais 50 mil para 300 mil contentores movimentados anualmente.

CK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *