A Unidade de Implementação do Projecto de Formação em Saúde e a Escola Nacional de Políticas Públicas (ENAPP) realizaram, sexta-feira, um encontro para alinhar estratégias que prevê capacitar quatro mil profissionais do sector sanitário.
As formações terão a duração mínima de três semanas, com enfoque em abordagens imersivas e práticas, garantindo uma real aquisição de competências.
A previsão é que o novo ciclo de formações tenha início ainda este ano, abrangendo as 21 províncias do país, com apoio técnico e institucional do Ministério da Saúde, enquanto parceiro estratégico na execução e sustentabilidade da iniciativa.
“A parceria com a ENAPP visa assegurar formações de qualidade, sustentáveis e alinhadas com as reais necessidades do sistema de saúde”, reforça um comunicado de imprensa.
Os conteúdos programáticos abrangerão temas fundamentais, tais como: Gestão hospitalar; Estatística aplicada à saúde Humanização do atendimento; Melhoria contínua da qualidade dos serviços.
Este programa de capacitação está inserido no âmbito do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde para Cobertura Universal e está alinhado com outras políticas públicas do sector da saúde.
A expectativa é que, em 2026, as formações se expandam para níveis mais especializados, promovendo o desenvolvimento contínuo dos recursos humanos no sector.
“O nosso compromisso vai além de cumprir metas numéricas. Queremos garantir que cada profissional formado esteja, de facto, preparado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, destacou o gestor da UIP, Job Monteiro.