23 de Outubro, 2025

O Cadastro Mineiro Digital de Angola (CMA) foi lançado, esta quarta-feira, em Luanda, uma plataforma que visa garantir maior transparência, eficiência e desburocratização nos processos de concessão e gestão dos direitos mineiros no país.
O anúncio foi pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, na sessão de abertura da Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC 2025), que arrancou, hoje, sob o lema “Reforçar as Oportunidades de Investimento Mineiro a Nível Global em Angola”.

Segundo o ministro, o sistema digital será uma ferramenta “fundamental para aumentar a confiança dos investidores e assegurar a modernização administrativa do sector mineiro angolano”.

Diamantino Azevedo salientou que a iniciativa insere-se na estratégia de transformação digital e transparência governativa, permitindo que todos os pedidos e concessões mineiras passem a ser registados, acompanhados e aprovados de forma electrónica, eliminando barreiras burocráticas e reforçando o controlo público sobre a actividade extractiva.

“Com o Cadastro Mineiro Digital, o país dá um passo importante rumo a uma gestão moderna, eficiente e alinhada com as melhores práticas internacionais”, disse.

JA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *