O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Provincial no Uíge, informou que foi detido, julgado e condenado o Intendente de Investigação Criminal Aníbal José Zobo Mambimbi, Chefe do Departamento de Investigação Criminal do município do Uíge, no âmbito da estratégia de pureza interna da instituição.
O tribunal Militar da Região Norte condenou no passado dia 12 de Dezembro, o oficial à pena de um ano de prisão efectiva, pelo crime de abuso no exercício do cargo.
De acordo com o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, o processo penal resultou da libertação de dois detidos das celas do SIC sem o cumprimento das formalidades legais exigidas, configurando uma grave violação dos deveres profissionais.
O responsável adianta ainda que face à gravidade da conduta, foi instaurado o devido processo-crime. Paralelamente, decorre um processo disciplinar interno, cujas sanções poderão culminar na expulsão do efectivo.
O SIC reafirma o seu compromisso com a legalidade, ética profissional e respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos, assegurando que continuará a agir com rigor no combate a práticas ilegais dentro da instituição.

