25 de Junho, 2026

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, advertiu, esta quinta-feira, em Caxito, que o vasto potencial mineiro da província do Bengo só se converterá em riqueza efectiva se for explorado de forma responsável, eficiente e sustentável.

Ao intervir na abertura do encontro entre o Ministério e o Governo Provincial do Bengo, o governante alertou que os empresários que não cumprirem os compromissos assumidos nos contratos de exploração poderão perder as respectivas licenças.

Segundo afirmou, o incumprimento das obrigações contratuais tem contribuído para o aumento da actividade de garimpo na província.

Por sua vez, a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, destacou a importância de uma exploração sustentável dos recursos minerais, assente no respeito pelo ambiente e pela legislação em vigor.

“A actividade mineira deve melhorar a vida das pessoas e deixar valor acrescentado nas comunidades”, sublinhou a governadora, reconhecendo igualmente os desafios que persistem no combate ao garimpo.

Para enfrentar o fenómeno, defendeu o reforço das acções de sensibilização e de desincentivo à exploração ilegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *