Comissão Europeia anuncia investimento de 15,5 mil milhões de euros em energias renováveis para África
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou ontem, 21, à margem da Cimeira do G20 em Johanesburgo, uma verba financeira de 15,5 mil milhões de euros para promover investimentos em energias renováveis para África e apoiar contribuições bilaterais.
Segundo dados apurados pela RNA, a verba foi angariada ao longo de uma campanha iniciada há um ano e visa fortalecer a infra-estrutura energética do continente africano, onde, actualmente, cerca de 600 milhões de pessoas ainda não têm acesso à electricidade.
O pacote inclui uma contribuição de mais de 10 mil milhões de euros por parte da “Equipa Europa”, uma colaboração entre a União Europeia e os seus Estados-Membros.
O investimento será utilizado para financiar novos projectos da Iniciativa Portal Global, com apoio de países como Alemanha, França, Dinamarca, Itália, Países Baixos e Espanha, além do Banco Europeu de Investimento e do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento.
A campanha, que visa aumentar o acesso à energia renovável em África, foi lançada em Novembro de 2024, no Rio de Janeiro, Brasil, por Ursula von der Leyen e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.


