Outubro 7, 2024

Huambo – O secretário provincial da FNLA no Huambo, José Sanji Ucuassapi, defendeu hoje, quarta-feira, o aumento das pensões mensais atribuídas aos antigos combatentes e veteranos da pátria, de modo a melhorar as suas condições sociais.

José Sanji Ucuassapi, que falava numa conferência de imprensa, por ocasião do 15 de Março, data comemorada pela FNLA, Dia da Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional, alertou para a situação social desta franja da sociedade, por quanto as pensões que recebem não suprem as suas necessidades básicas.

Com base na tabela do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veterano da Pátria, cada antigo combatente, devidamente inscrito, recebe uma pensão mensal na ordem de 23 mil e 558 kwanzas.

Na visão do secretário do partido dos irmãos, este valor é insuficiente e não dignifica aqueles que no passado consentiram inúmeros sacrifícios para libertar Angola e os angolanos do jugo colonial.

Por isso, sem estimar uma meta, o político defendeu o aumento deste valor de modo a honrar e dignificar este segmento social, por tudo aquilo que deram para o país e melhorar as suas condições sociais.

“Pela dimensão dos antigos combatentes e veteranos da pátria, que deram toda a sua juventude para libertar Angola, pensamos que merecem mais do que 23 mil kwanzas”, sublinhou o político.

Ainda no seu discurso, José Sanji Ucuassapi advogou a necessidade de se enqudrar na classe dos antigos combatentes e veteranos da pátria, para além dos ex-integrantes dos extintos braços armados dos movimentos de libertação nacional, todos os padres, pastores, reis e sobas maiores de 65 anos de idade, por terem, também, participado na luta contra o colonialismo

Para sustentar a sua tese, lembrou que muito antes da formação dos movimentos de libertação nacional, já se regista, no território angolano, lutas contra os portugueses, através de revoltas que foram conduzidas, na sua maioria, por autoridades tradicionais e religiosas.

Por outro lado, solicitou ao governo a resolução da situação de muitos dos antigos combatentes e veteranos da pátria do seu partido que ainda não assistidos pelo Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veterano da Pátria.

Ainda sobre o 15 de Março, disse ser um dia em que, em 1961, se realizou o primeiro ataque das forças de Holden Roberto, a UPA, na região Norte de Angola.

A FNLA, um dos três movimentos históricos de libertação nacional, fundada em 1954, por Holden Roberto, está instalada nas sedes dos 11 municípios e em algumas comunas da província do Huambo

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *