Dezembro 4, 2024

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, afirmou, quarta-feira, que a Namíbia pode auxiliar Angola na exploração de diamantes e urânio do mar.

 O anúncio foi feito durante uma declaração conjunta de Angola e da Namíbia, à margem de um encontro técnico entre o Ministério das Minas e Energia namibiano e uma delegação angolana, encabeçada pelo ministro dos petróleos, que se deslocou àquele país. Na declaração, o ministro angolano afirmou que a possibilidade de cooperação entre os dois países prevê ainda a troca de experiência de cadastro mineiro, legislação e regulamentos, a nível dos petróleo, gás e outros minerais.

As partes podem ainda discutir, segundo avançou o ministro Diamantino Azevedo, assuntos voltados à questão dos diamantes, na sua vertente da lapidação e polimento, e toda a matéria relativa à mel-horia da estratégia interna de lapidação, a fim de atrair mais investidores.

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) vai apresentar o seu conjunto de cursos virados à mineração e hidrocarbonetos, seguindo-se a troca de experiência entre os dois países no domínio da exploração e produção de hidrocarbonetos em áreas reservadas (a exemplo do Okavango), bem como as oportunidades de investimentos nas indústrias mineira e de hidrocarbonetos, refere o documento a que o Jornal de Angola teve acesso.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *