Janeiro 6, 2025

Nesta mesma data, a 12 de Abril de 1961, ocorreu um dos feitos mais memoráveis na história, o cosmonauta soviético, Yuri Gagarin, foi a figura responsável pela efémeride, o primeiro vôo espacial humano, hoje lembrado no âmbito da celebração do Dia Internacional do Vôo Espacial Tripulado.

A data surgiu com a Resolução A/RES/65/271, de 2007, da Organização das Nações Unidas, ao avistar a Terra desde o espaço, Gagarin disse a frase que ficou célebre: “A Terra é azul”.

A bordo da nave espacial Vostok 1, o piloto cosmonauta soviético entrou em órbita e completou uma volta ao redor do planeta em 108 minutos. A nave era bastante humilde, tinha apenas 4,4 metros de comprimento por 2,4 m de diâmetro, e pesava 4.725 quilos. 

Já no espaço, enquanto a Vostok 1 dava a única volta na órbita da Terra, Yuri Gagarin, aos 27 anos de idade, não conseguiu aguentar a emoção e depois de dizer que “a terra era azul”, expressou: “como é maravilhosa. Ela é incrível!”.

Em pleno contexto da Guerra Fria, este vôo impulsionou a União Soviética para a frente da Corrida Espacial, e serviu de combustível para que o presidente dos EUA, na época, John F.Kennedy, declarasse, em 1962, que os americanos chegariam à Lua, antes de 1970. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *