Junho 13, 2024

Luanda – O Ministério das Relações Exteriores conta, desde sexta-feira, em Luanda, com mais uma Repartição Consular do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC).

A nova Repartição Consular, localizada no SIAC “Nosso Centro”, nas imediações do Gamek, foi inaugurada pela secretária de Estado para as Finanças, Administração e Património do Ministério das Relações Exteriores, Maria Auxiliadora Fragoso Pascoal Ramiro, em cerimónia testemunhada pela directora geral deste Instituto, Maria António, e de funcionários seniores do ICAESC e do MIREX. 

De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, esta nova Repartição Consular tem um novo servidor que o mantém conectado à base, localizada nas instalações principais do ICAESC, no centro da cidade de Luanda, assim como às restantes Repartições Consulares dos SIAC de Kalawenda (no Cazenga) Talatona e Cacuaco.

Maria Filomena do Rosário Neto António referiu que a entrada em funcionamento desta nova Repartição Consular ajudará a descongestionar a demanda que se verifica todos os dias no largo “António Jacinto”, vulgarmente conhecido como largo dos Ministérios, onde está situada a sede do ICAESC.

A nova Repartição Consular vai funcionar com oito balcões e está localizada no 1° andar do edifício “Nosso Centro”, proporcionando aos utentes serviços normais e urgentes para autenticação e reconhecimento de documentos para os efeitos legais no exterior do país.  

Esta iniciativa enquadra-se no Plano de Acção e na Estratégia do ICAESC, que, dentre outras tarefas, inclui maior abrangência de atendimento aos utentes, em cumprimento da orientação do ministro das Relações Exteriores, Téte António, para a abertura de Repartições Consulares em todas as capitais provinciais do país.  

O primeiro documento emitido durante a cerimónia de inauguração foi o do embaixador itinerante Dombele Mbala Bernado, vulgo “Papa Dombele”, figura emblemática e referência da diplomacia angolana.  

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *