Julho 20, 2024

O presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos do Médio Oriente, deputado Jorge Cruz, e o embaixador de Israel acreditado em Angola, Shimon Solomon, manifestaram o interesse de estreitamento das relações interparlamentares, durante um encontro mantido, em Luanda, entre as duas individualidades.

À saída, o diplomata disse, na sexta-feira, que propôs a visita de deputados de Israel a Angola para identificar possíveis áreas de cooperação e trocar experiências, não só no domínio parlamentar, mas também em outros sectores de interesse comum.

Shimon Solomon acrescentou que ficou satisfeito com a explicação sobre o funcionamento da Assembleia Nacional, desde a componente da produção legislativa à organização e funcionamento da administração parlamentar.

“Pensamos que podemos levar esta experiência para Israel, no sentido de melhorarmos a nossa produção legislativa”, referiu, frisando que aproveitou, também, a oportunidade para felicitar Angola pelo alcance dos 38% de representatividade feminina no Parlamento, o que considerou “um marco que poucos Parlamentos no mundo têm”.

Quantos às relações de cooperação israelo-angolanas, o embaixador classificou-as “excelentes” e em crescimento “satisfatório”, nos domínios político, económico e social: “No ano passado, tivemos uma série de encontros com delegações oficiais angolanas em Israel ao mais alto nível, com vista a dinamizar a cooperação com Angola no sector produtivo”.

Shimon Solomon destacou a vontade do seu país em apoiar a diversificação da economia nacional, ressaltando que os dois Governos já trabalham para intensificar o investimento israelita em Angola e prevê a assinatura de novos acordos para facilitar o intercâmbio entre os empresários de ambos os países.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *