Janeiro 10, 2025

O trabalho desenvolvido, nos últimos anos, pelo consulado da Missão Diplomática de Angola no Reino de Espanha foi enaltecido, na quinta-feira, pela comunidade angolana residente naquele país europeu da península ibérica, soube o JA Online, através de uma nota.

A comunidade angolana residente em Espanha, que foi recebida pelo embaixador de Angola no Reino de Espanha, Alfredo Dombe, destacou a homenagem ao chefe do sector consular, Edilson Pereira, em fim de missão. 

Segundo o representante da comunidade, Baptista João, este gesto de tributo é justificado pelo “excelente trabalho” desempenhado durante o mandato de cinco anos, fruto da boa relação cultivada ao longo desse período, dando continuidade à ligação entre a comunidade e a representação diplomática. 

Por seu turno, a presidente da Associação Nacional de Angolanos Residentes no Reino de Espanha, Madalena Domingos, enfatizou o papel da missão consular que conseguiu reconciliar a comunidade e o consulado, “uma vez que alguns cidadãos angolanos haviam cortado as relações com as autoridades diplomáticas em Espanha”.

Reforçou, igualmente, que o consulado melhorou a facilitação dos trâmites de registo de filhos de cidadãos angolanos, filhos de pais já falecidos e abandonados em Espanha. “Fazia trabalho de reconciliação destes com os familiares em Angola e viajava para outras cidades espanholas a localizar os angolanos perdidos para registá-los”.

Ao tomar a palavra, o embaixador Alfredo Dombe afirmou que a comunidade angolana residente em Espanha é prioridade, razão pela qual se aposta no acompanhamento, com o intuito de dotar os angolanos de conhecimentos reais sobre o país.

Na ocasião, os visitantes entregaram um certificado e um troféu ao chefe dos serviços consulares. 

De acordo com dados consultados pelo JA Online, no Reino de Espanha vivem cerca de três mil cidadãos angolanos, distribuídos nas cidades de Bilbao, Barcelona, Madrid, Santander, Pamplona e Málaga.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *