Junho 20, 2024

A Estônia, tenciona abrir em Luanda, um novo consulado na primeira semana de Agosto, para fazer coincidir com o 31 aniversário da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) celebrado no dia 17 do oitavo mês do ano. Para o efeito, este país localizado no norte da Europa, nomeou como cônsul honorário, junto do governo de Angola, com jurisdição em todo o país, o empresário angolano Rui Miguel Casimiro Tati, em substituição de Pedro Medeiros dos Anjos (2011 – 2020).

Rui Miguel Casimiro Tati, o novo cônsul honorários é igualmente gestor da Pelcor, uma marca portuguesa conhecida por seus produtos feitos de cortiça, especialmente acessórios de moda e artigos de couro sustentáveis.

No passado dia 16 do corrente mês, o ministro das relações Antônio Téte, ortogou a autorização da atividade diplomática do empresário, depois de ter acesso ao exequatur das autoridades da Estônia.

A Estônia e Angola têm relações diplomáticas, mas essas relações não têm sido particularmente intensas ou extensas.

Em Abril passado um delegação angolana chefiada pelo ministro Adão de Almeida, assinou, na cidade de Tallinn, um memorando entendimento que reforça a cooperação entre a República de Angola e a República da Estónia, em matéria de governação digital e modernização administrativa.

Ambos os países são membros das Nações Unidas, e a Estônia reconheceu a independência de Angola em 1991.

Club-K

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *