Fevereiro 25, 2024

A engenheira angolana Teresa Matoso Victor figura na lista dos melhores cientistas do mundo, distinguidos pela instituição AstraAsia, com o título “Mentes Brilhantes da Ciência, Tecnologia e Pesquisa numa dimensão global”.

Doutorada em Engenharia Química, pela Universidade de Newcastle, Reino Unido, desde 2008, a cientista e professora sénior de Engenharia Química, do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias

e Ciências (ISPTEC), em Luanda, Teresa Matoso Victor foi galardoada, com mais um prémio, pela sua notoriedade e é, actualmente, uma das referências nacionais no campo das ciências.

Em entrevista à Rádio Nacional de Angola, a cientista disse que todos os prémios e reconhecimentos científicos granjeados, ao longo de duas décadas de trabalho, são o  resultado do engajamento na investigação científica. “Todos os trabalhos que publiquei passaram a ter notoriedade e reconhecimento a nível mundial”, concluiu.

No ano passado, Teresa Matoso foi vencedora do Prémio Internacional de Melhor Pesquisa Química e Desenvolvimento de Antibióticos, pela Pesquisa, Produção e avaliação de dois antibióticos de streptomyces coelicolor A3(2), prodigiosina e actinorodina, sob fermentação em estado sólido, usando uma cultura microporosa.

O mesmo galardão foi-lhe concedido em consonância com o World Research Council (WRC), Conselho Mundial de Pesquisa.

JA  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *