Junho 14, 2024

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o povo de São Tomé e Príncipe pelo quadragésimo-oitavo aniversário da Independência Nacional do arquipélago, que se assinala nesta quarta-feira (12).

Em mensagem enviada ao homólogo são-tomense, Carlos Vila Nova, o Chefe de Estado angolano considera a data “de grande significado” para São Tomé e Príncipe e destacou o empenho do povo daquele país na concretização da construção de uma sociedade harmoniosa e de entendimento. 

João  Lourenço sublinhou também o empenho do povo são-tomense na edificação de um país próspero com o foco no bem-estar dos seus cidadãos. 

Na missiva, o Presidente angolano expressou “profundo interesse” em  trabalhar conjuntamente, com vista ao estreitamento das relações de solidariedade, de amizade e de cooperação bilateral. 

Cooperação Angola e São Tomé e Príncipe 

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados. 

Em 2019, foram identificadas áreas para uma nova estratégia de cooperação, entre as quais o Turismo,  Transportes e a Exploração dos Hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore. 

Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação a 19 de  Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação na sequência do qual foram assinados vários instrumentos jurídicos, visando promover e aprofundar as relações de cooperação económica, científica, técnica e cultural entre os dois países. 

A Comissão Mista Bilateral, criada em Janeiro de 1980, realizou a sexta e última sessão, em Luanda, em Novembro de 2007. 

Ambos os países, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *