O representante permanente de Angola junto da ONU, Francisco José da Cruz, participou na cerimónia de abertura da 78ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que acontece desde segunda-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Um comunicado da Missão Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas refere que a sessão inaugural decorreu sob o lema “Reconstruir a Confiança e Renovar a Solidariedade Global por via de Acções para Acelerar a Implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, para Alcançar a Paz, a Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade para Todos”.
Na ocasião, o presidente da Sessão da Assembleia-Geral, Dennis Francis, de Trinidade e Tobago, apontou a paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade como prioridades do seu mandato, declarando a ambição para que a Assembleia enfrente os múltiplos desafios “da maneira mais eficiente e inclusiva.”
Relativamente à paz, enumerou os desafios interligados do clima, do conflito e da pobreza, agravados pelas grandes divisões geopolíticas que tornam a paz mais difícil.
“Trouxeram-nos para uma nova era perigosa de incerteza nuclear. Geraram cepticismo em relação ao nosso sistema multilateral e forçaram muitos países a navegar num espaço estratégico estreito para impulsionar a mudança nas suas sociedades”, concluiu.
O diplomata reconheceu, igualmente, que o cenário se reflecte com maior incidência para pequenos Estados insulares em desenvolvimento, nações de rendimento médio e países do Sul Global, que lutam para satisfazer as suas necessidades únicas em meio aos riscos em evolução.
Dennis Francis observou, no entanto, que enquanto principal órgão de decisão política da ONU, a Assembleia-Geral tem uma responsabilidade especial de garantir que “os nossos esforços estejam ancorados num sistema multilateral robusto”.
Já a Secretária-Geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, referiu que apesar dos desafios globais, este deve ser um momento de acção pela paz e pelos direitos humanos, para resgatar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e enfrentar a ameaça existencial das alterações climáticas, criar empregos produtivos e expandir as oportunidades económicas, especialmente para mulheres e jovens.
A responsável afirmou que mais do que qualquer “sala do planeta”, a Assembleia-Geral representa a humanidade comum e o compromisso partilhado pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e pelos direitos humanos.
Debate geral
O Presidente da República, João Lourenço, vai participar, no âmbito da 78ª Sessão da
Assembleia-Geral das Nações Unidas, na discussão geral que acontece entre os dias 19 e 26 deste mês, durante a semana de Alto Nível, cuja intervenção está marcada para o dia 20.
Para a reunião de Alto Nível, estão previstos vários encontros, antevendo-se uma semana de inúmeros trabalhos conjuntos.