Abril 25, 2024

 O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes, elogiou, ontem, os estudantes do Instituto de Telecomunicações pelos projectos apresentados na Feira de Inovação Tecnológica, considerando que “foi uma demonstração notável de mentes brilhantes”, que compõem a comunidade daquela instituição estudantil.

“Os projectos expostos nesta feira reflectem não apenas o conhecimento adquirido, mas também a capacidade de pensar fora da caixa, encontrar soluções para os desafios complexos e, acima de tudo, transformar ideias em acções concretas”, disse Pascoal Fernandes, ao encerrar a 14ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL), na qual foram apresentados trabalhos ligados à segurança rodoviária.

“Os projectos apresentados aqui oferecem perspectivas promissoras e inovadoras não apenas para melhorar a segurança nas estradas, mas também para dar resposta a diversas outras necessidades do mercado nacional”, considerou. “O futuro de Angola é promissor e cabe a todos continuarmos a investir no desenvolvimento das vossas capacidades e criatividade. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento do nosso país”, disse.

No final da feira, com duração de três dias, foram nomeados os melhores projectos dos diferentes cursos.  Para o curso de Electrónica e Telecomunicações venceu o projecto que desenvolveu o “Sistema de Controlo de Mototáxis”. Os autores receberam, como prémio, dois computadores e um pacote Zapcom de seis meses pago.

No curso de Informática, foi destacado a “Plataforma de Geolocalização de Combustível”. Para o curso de Multimédia o prémio foi para o projecto social Ntina Wold. Os vencedores das duas categorias tiveram o mesmo prémio que o anterior.

O prémio de Inovação Tecnológica coube aos estudantes que desenvolveram o “Sistema de Prevenção de Acidentes” usando lentes detectoras de perigo. O prémio foram dois computadores e uma bolsa de estágio remunerado no ITEL. Foram igualmente entregues menções honrosas aos parceiros e aos órgãos de Comunicação Social. O Jornal de Angola foi distinguido pelo “excelente desempenho e dedicação” na divulgação da 14ª edição da FITITEL.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *