Junho 20, 2024

O Presidente da República, João Lourenço, deixa esta quarta-feira, 13, Luanda com destino a Havana, capital da República de Cuba, para participar na Cimeira do Grupo dos 77+China.  A reunião de alto nível foi convocada pelo Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na qualidade de Presidente do Grupo dos 77+China.

 Foi na sua recente visita de Estado a Angola que o estadista cubano fez o convite ao Presidente João Lourenço, aceite nessa mesma ocasião. A Cimeira vai ter como tema “Desafios Actuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”, com sessões de trabalho distribuídas por dois dias, sexta-feira e sábado desta semana.

 Após a abertura sexta-feira de manhã pelo Presidente cubano, no mesmo acto em que deverá discursar também o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, vai seguir-se o debate geral onde os Chefes de Estado participantes terão a oportunidade de exprimir as suas ideias e pontos de vista à volta do tema escolhido e outras considerações sobre a realidade actual do  Mundo.

 Está previsto que as delegações se encontrem na noite de sexta-feira no Palácio da Revolução (sede do poder político em Cuba) numa recepção oferecida pelo líder anfitrião, o Presidente Miguel Díaz-Canel.

O Grupo dos 77 nas Nações Unidas é uma coalizão de ações em desenvolvimento, que visa promover os interesses econômicos coletivos de seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na   Organização das Nações Unidas.[1] Havia 77 membros fundadores da organização, mas a organização, desde então, expandiu e atualmente conta com 134 países membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *