Outubro 7, 2024

O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, interagiu, este sábado, com a Comunidade Angolana Residente naquele país do Golfo Pérsico, numa cerimónia que serviu para a sua apresentação à comunidade.

O diplomata ouviu atentamente as preocupações dos angolanos na diáspora, tendo assegurado que as autoridades estão atentas às vicissitudes dos cidadãos, quer estejam em Angola, quer no estrangeiro.

Júlio Maiato, citado num comunicado de imprensa, disse que a comunidade angolana no exterior é uma prioridade do Executivo, tendo apontado à atenção solicitada pelo Presidente da República, João Lourenço, para os problemas da diáspora, em particular a protecção jurídico-consular, que ela seja informada sobre a realidade do país, e o seu engajamento nas ocasiões de efemérides da Nação.

Instou também o incentivo à criação de associações junto das comunidades e a reactivação das existentes.

“O número de angolanos nos Emirados Árabes Unidos tem crescido e ronda os 200 angolanos, sobretudo no Dubai, Abu Dhabi e Sharjah”, refere a nota.

Por seu turno, o cônsul-Geral de Angola no Dubai, Bento Salazar André “Morgado” anunciou o lançamento de “actos consulares itinerantes” junto da comunidade, a partir de Novembro próximo, no âmbito da celebração dos 48 anos de Independência Nacional.

Além disso, revelou a criação de um clube em que farão parte empresários angolanos e emiratis para a troca de ideias sobre diversas questões entre as quais culturais, empresariais, económicas e de negócios.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *