A capital angolana acolhe, neste momento, a Reunião Ministerial do Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade Desenvolvimento da África Austral (SADC), que antecede a Cimeira da organização, consagrada à República Democrática do Congo (RDC).
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, consultada pelo JA Online, o acto de abertura do evento está a ser dirigido pelo secretário Executivo da SADC, Elias Magosi, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Zâmbia, Stanley Kakubo, na qualidade de presidente do Conselho de Ministro do Órgão da SADC.
Esta reunião antecede a Cimeira da SADC, que decorrerá, este sábado, também, em Luanda, consagrada à RDC.
A decisão deste encontro foi tomada, na última terça-feira, numa reunião em formato virtual a que presidiu o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na sua qualidade de Presidente em Exercício da SADC.
A RDC enfrenta desafios de segurança na sua região Leste, há vários anos, e em Dezembro próximo realizará eleições gerais.
Estes são dois temas cruciais que os Estados da sub-região agrupados na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral pretendem abordar com a pertinência e a sensibilidade que suscitam.
Chegada de Chefes de Estados
Esta sexta-feira, já chegaram a Luanda, a Presidente da Tanzânia, Samia Hassan, o Vice-Presidente da República da Namíbia, Nangolo Mbumba, faltando ainda aterrar o Presidente do Zimbabwe, os Primeiros-Ministros de Moçambique, Lesotho, Malawi, África do Sul e Botswana (em representação dos respectivos Chefes de Estados).
JA