Uma mensagem do Presidente João Lourenço foi entregue, em Nova Iorque, ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores refere que a missiva, cujo teor não foi revelado, foi entregue pelo chefe da diplomacia, Téte António.
Presume-se que a mensagem esteja relacionada com questões de paz e segurança internacionais, incluindo a situação na região dos Grandes Lagos, com foco na instabilidade no Leste da República Democrática do Congo (RDC) e também do conflito no Médio Oriente, entre Israel e o Hamas.
A situação no Leste da RDC foi recentemente analisada, em Luanda, numa Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, convocada pelo presidente em exercício da organização, João Lourenço.
O encontro com António Guterres serviu também para Téte António fazer um rescaldo das decisões saídas da Cimeira da SADC, que abordou questões de segurança e humanitária que tem-se deteriorado naquele país, devido à retoma dos ataques e ocupação de parcelas do território pelo grupo armado M23.
A mensagem do Chefe de Estado foi entregue na presença do embaixador Francisco da Cruz, representante de Angola na ONU.