Janeiro 10, 2025

O director-geral do Centro Nacional de Desminagem (CND), Carlos Sachimo, informou, sábado, no Huambo, que mais de 80 por cento do território angolano está livre de minas.

De acordo com a Angop, o responsável falava à imprensa, depois da visita do ministro da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, à base de manutenção do CND, na localidade de Essaque, município da Chicala-Cholohanga, a leste da província do Huambo.

Segundo Carlos Sachimo, até ao momento, as províncias do Cuanza-Norte, Huambo, Malanje, Uíge e Zaire estão totalmente livres de minas implantadas durante o conflito armado, embora existam ainda alguns engenhos explosivos não detonados um pouco por todo o país. O CND, disse, está a criar as condições para a certificação das províncias que, realmente, estão fora do perigo de minas.

O director-geral do CND apontou as províncias do Bié, Cuando Cubango e Moxico como as que ainda apresentam algum perigo. Disse estarem a decorrer operações de pesquisas, técnicas e não técnicas, verificações e desminagem nas províncias de Cabinda, Cuando Cubango, Huíla, Lunda-Norte e Moxico.

Segundo ainda Carlos Sachimo, estão a ser desminados os troços Cuito Cunavale-Mavinga (Cuando Cubango), Malanje-Xá-Muteba, Buco Zau-Belize (Cabinda), as plataformas logísticas do Luvo (Zaire) e do Luau (Moxico), além da Estrada Nacional Lucusse-Luau, também na província mais a leste do país.

O responsável disse estarem a decorrer, igualmente, acções de sensibilização sobre riscos de minas e engenhos não detonados.

Na base de manutenção do CND, o ministro da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, acompanhado pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, foi informado sobre o estado actual dos equipamentos de apoio técnico às operações de desminagem e constatou a oficina de reparação, manutenção de meios e equipamentos especiais desta actividade.

Seguidamente, o ministro, que termina hoje a visita ao Huambo, deslocou-se ao Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, a 24 quilómetros a leste do Posto Comando da Região Militar Centro, bem como as obras do Hospital Militar Regionalr, no bairro Cavongue, periferia da cidade do Huambo.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *