Fevereiro 25, 2024

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participa, a partir de segunda-feira, em Genebra, Suíça, numa reunião de alto nível em celebração ao 75° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Angola vai intervir no primeiro dia (11) dos trabalhos da plenária onde serão apresentados os compromissos do Executivo angolano neste domínio, bem como os desafios existentes.

De acordo com uma nota de imprensa da Missão Permanente em Genebra, o país vai ainda abordar o reforço do diálogo os diversos actores nacionais e regionais, uma vez que Angola elevou os direitos humanos à questão de segurança nacional. 

O segmento de alto nível culminará no dia 12 de Dezembro com a realização de quatro mesas redondas, com resumos audiovisuais das várias actividades que antecederam o evento ao redor do globo, além de comentários e compromissos dos dirigentes.

Enquadrado na “Iniciativa 75”, o encontro vai contar com mais de uma centena de Chefes de Estado e de Governo, bem como vários ministros dos Negócios Estrangeiros, entre outras partes interessadas.

Intitulada “Iniciativa 75”, serve para relembrar o consenso idealizado à volta da DUDH, rejuvenescer o espirito do referido texto, bem como reiterar o compromisso político global para com os direitos humanos.

Este domingo, 10 de Dezembro, se comemora o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento histórico aprovado pela Assembleia Geral da ONU, reunida na referida data em 1948, no palácio de Chaillot, em Paris. 

ANGOP  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *