Abril 21, 2024

O ministro das Relações, Téte António, manteve, segunda-feira, em Oran, um com o homólogo da República Argelina Democrática e Popular Ahmed Attaf, para o reforço da cooperação.

A audiência realizou-se numa das unidades hoteleiras de Oran, à margem do 10.° Seminário Anual de Alto Nível sobre Promoção da Paz e Segurança em África, denominado “Processo de Oran”, e serviu para as duas entidades expressarem a importância de fortalecer ainda mais os laços de amizade e de cooperação, entre os dois países.
Conforme um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, da agenda de trabalhos constaram assuntos de natureza bilateral, continental e internacional.

Quanto a agenda bilateral, diz a nota, as partes reiteraram o compromisso de continuar a promover o diálogo e a parceria entre os dois países, em benefício dos seus povos e em consonância com os princípios da diplomacia e respeito mútuo.

Na ocasião, Téte António manifestou o desejo de no âmbito da parceria estratégica existente entre os dois países que Angola possa contar com o apoio da Argélia no mandato que terá em 2024, enquanto membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

O ministro Téte António expressou o apoio total de Angola à República Argelina Democrática Popular para o mandato que esse país do Norte de África terá enquanto Membro Não Permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas também no ano de 2024.

No que diz respeito à agenda continental, as partes expressam a sua preocupação relativamente aos conflitos prevalecentes no continente*, e reiteraram a necessidade para a conjugação de esforços para a resolução pacífica dos conflitos, prevelegiando-se o diálogo inclusivo.

Neste contexto, Ahmed Attaf enalteceu o papel de Angola na pacificação da África Central, nos Grandes Lagos e África Austral, e louvou o papel do Presidente João Lourenço tem desempenhado, enquanto Campeão para Paz e Reconciliação da União da Africana, reconhecendo no Chefe de Estado angolano verdadeiras qualidades de um pacificador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *