Maio 23, 2024

No início de um périplo por África, que inclui deslocações a Costa do Marfim, Nigéria e Angola, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, começou esta segunda-feira a visita a Cabo Verde, com previsão de chegada a Luanda esta quinta-feira, 25.

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, disse o seu país “quer reforçar a parceria entre Cabo Verde e os Estados Unidos, em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável”.

A visita de Blinken, de acordo com o primeiro-ministro, acontece pouco tempo depois de Cabo Verde ter sido certificado pela Organização Mundial de Saúde “como país livre de malária e depois de ter sido indicado para um terceiro programa de financiamento do Millennium Challenge Corporation, Sendo o segundo país africano a consegui-lo”.

Lembrar que, a visita a Cabo Verde é a primeira etapa de um périplo do Secretário de Estado norte-americano por África, num contexto em que os Estados Unidos procuram marcar posições face a avanços da Rússia e China no continente africano.

Blinken terminará a sua “tour” no dia 26 do mês corrente em Angola, para, segundo a Casa Branca, “reafirmar o compromisso dos EUA, com os seus parceiros da África Ocidental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *