Fevereiro 25, 2024

A ideia é aumentar a eficácia dos pagamentos, com realce para a disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados.

As transferências bancárias efectuadas à sexta-feira e ao sábado de manhã, quer nos balcões, como nos canais remotos (mobile e internet banking), já devem reflectir o dinheiro nas contas bancárias de destino aos sábados, tratando-se da segunda fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7.

A medida é do Banco Nacional de Angola (BNA) em coordenação com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e os Bancos Comerciais, que tem como objectivo “aumentar a credibilidade, eficácia e comodidade dos pagamentos, com realce para a disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados”.

Assim, desde 13 de Janeiro que já se opera a referida reforma, sendo resultado de um projecto que se iniciou em Outubro de 2022, com o lançamento da primeira fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7. Isto permitiu aos beneficiários de operações de transferências e pagamentos efectuados com cartão de débito Multicaixa passarem a ver reflectidos os valores referentes àquelas operações no dia imediatamente seguinte, nas suas contas bancárias, incluindo fins-de-semana.

O Sistema de Pagamento em Tempo Real é um subsistema do sistema de pagamentos que assegura o processamento automático e a liquidação, em tempo real, operação por operação, de transferências electrónicas interbancárias de fundos em moeda nacional.

De acordo com cálculos do Expansão com base nas estatísticas do BNA, até Novembro do ano passado, foram movimentados dentro do sistema de Pagamento angolano cerca de 122,4 biliões Kz, em 996 milhões de operações. O maior volume de dinheiro processado foi feito através do Sistema de Pagamento em Tempo Real (que assegura o processamento automático e a liquidação em tempo real, operação por operação, de transferências electrónicas de fundos entre bancos em moeda nacional) com 91,8 biliões Kz, o que representa 75% dos montantes processados em nos primeiros 11 meses do ano de 2023.

Se o Sistema de Pagamento em Tempo Real movimenta o maior volume de dinheiro, a rede Multicaixa tem o maior número de operações, com 973 milhões de movimentações. Contas feitas, até Novembro foram movimentados 18,5 biliões Kz. A rede MULTICAIXA que correspondem às operações financeiras em Caixas Automáticos (vulgo ATMs), Terminais de Pagamento Automáticos (TPA), canal Homebanking (H2H) e Multicaixa Express (MCXE), realizadas com cartões MULTICAIXA, excluindo os levantamentos.

AO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *