Maio 18, 2024

Já são conhecidas as 12 equipas de 12 países africanos que irão competir na época de 2024 da Liga Africana de Basquetebol (em inglês: Basketball Africa League – BAL), com Angola a ser, novamente, representada pelo Petro de Luanda. A BAL deste ano tem algumas novidades, entre as quais cinco novas equipas e três novos países.

A época de 2024 da BAL tem arranque marcado para dia 9 de Março, na SunBet Arena, em Pretória, na África do Sul.

O jogo do Petro de Luanda vai marcar a abertura da temporada. Segundo um comunicado remetido ao VerAngola, na abertura, o clube angolano vai enfrentar o FUS Rabat Basketball (Marrocos), que participa pela primeira vez na liga. Este será o primeiro jogo de um total de 48 jogos que vão decorrer em quatro países diferentes, nomeadamente África do Sul, Egipto (Cairo), Senegal (Dakar) e Ruanda (Kigali).

As 12 equipas – onde constam sete que já competiram na liga, bem como as cinco estreantes, “incluindo as primeiras equipas da BAL do Burundi, República Centro-Africana e Líbia”  – foram repartidas em três grupos de quatro equipas cada: grupo Kalahari, grupo Nilo e grupo Sahara.

Cada grupo, vai jogar uma fase composta por 12 jogos, “durante a qual cada equipa enfrentará duas vezes as restantes três equipas” que fazem parte do seu grupo.

No entanto, as novidades não se ficam por aqui, sendo que esta época “a equipa da casa em cada mercado jogará em todos os dias de jogo, incluindo nos fins-de-semana”, refere o comunicado.

A fase do grupo Kalahari decorrerá de 9 a 17 de Março, na SunBet Arena. Já a fase do grupo Nilo terá lugar entre 19 e 27 de Abril, no Complexo Desportivo Coberto Hassan Mostafa, no Cairo, enquanto o grupo Sahara jogará de 4 a 12 de Maio, na Arena Dakar, em Dakar.

Segundo o comunicado, as duas melhores equipas de cada grupo e as duas melhores terceiras classificadas dos três grupos vão rumar até à BK Arena, em Kigali, “para quatro jogos de apuramento seguindo-se oito jogos de eliminatórias simples” e finais de 24 de Maio a 1 de Junho.

Pode consultar o calendário completo dos jogos aqui.

“Os campeões das ligas nacionais de Angola, Egipto, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia ganharam a possibilidade de participar na época 2024 da BAL ao vencerem as respectivas ligas nacionais. As restantes seis equipas, oriundas do Burundi, República Centro-Africana, Líbia, Marrocos, África do Sul e Uganda, garantiram a sua participação através dos Torneios de qualificação ‘Road to the BAL’, realizados pela FIBA África em todo o continente entre Outubro e Novembro de 2023”, refer ainda o comunicado.

As 12 equipas a competir são: Cape Town Tigers (África do Sul); Dynamo Basketball Club (Burundi); FUS Rabat Basketball (Marrocos); Petro de Luanda (Angola); Al Ahly (Egipto); Al Ahly Ly (Líbia); Bangui Sporting Club (República Centro-Africana); City Oilers (Uganda); Armée Patriotique Rwandaise Basketball (APR; Ruanda); AS Douanes (Senegal); Rivers Hoopers (Nigéria) e US Monastir (Tunísia).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *