Abril 25, 2024

A União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA) trabalha para a conclusão, nos próximos quatro meses, do processo da sua instalação na província do Bié, para servir melhor os filiados da região.

A província do Bié é uma das várias do país que nunca teve delegações da UNAC devidamente constituída, a par de outras que aguardam pelo processo de revitalização das estruturas locais, como é o caso do Cuando Cubango, Moxico e Cunene.

A intenção foi dada a conhecer hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo director da Comissão Instaladora da Organização nesta província, Samuel Valentim Diniz “Brissany Diniz”, quando falava sobre o ponto de situação do processo em curso há mais de um ano.

De acordo com o responsável, o objectivo preconizado pela sua direcção ainda não foi alcançado devido às várias dificuldades que enfrenta, como a falta de uma infra-estrutura para a constituição da sede da delegação provincial.

Para o efeito, fez saber que a mesma trabalha, neste momento, com o Governo da província e com a direcção nacional da UNAC, de modo a se criar as condições e se concluir o processo de instalação da organização dentro dos próximos quatro meses.

A par disso, disse também estar a trabalhar na mobilização de futuros membros dos corpos directivos e na sensibilização dos artistas sobre a importância do funcionamento da instituição na província e de se filiarem à mesma.

No seu entender, a falta da UNAC no Bié está a impactar negativamente no crescimento e desenvolvimento artístico da província, apesar de possuir muitos fazedores, desde músicos, cantores e compositores, tendo, por isso, solicitado o apoio necessário das instituições afins, de modo a se ultrapassar a situação actual.

A UNAC-SA é uma entidade pública de gestão colectiva, criada com a finalidade do exercício e gestão dos Direitos de Autor e Conexos, de autores, artistas (intérpretes ou executantes) e produtores, estritamente ligados à música, dança, teatro e audiovisuais. 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *