Abril 25, 2024

O general Carlos Hendrick, líder da lista C, na corrida à presidência de direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto, cujo acto eleitoral acontece no dia 30 deste mês, anunciou hoje (quinta-feira), em Luanda, a desistência da recandidatura para o quadriénio de 2024/28.    

Em declarações à imprensa, o chefe da campanha, o também general João Pereira Massano, afirmou que a decisão é resultado de consenso entre os demais integrantes, que acharam conveniente deixar o caminho livre para outros concorrentes.          

Acrescentou que aspectos de natureza interna contribuíram significativamente para a retirada da recandidatura do elenco, encabeçado pelo presidente cessante, que cumpriu o seu terceiro mandato.

Afirmou que, apesar de tudo, estão dispostos à apoiar o próximo vencedor das eleições no clube “militar”.

Carlos Hendrick ocupou o cargo de presidente do 1º de Agosto por 13 anos, período em que foram construídos iinfra-estruturas como o Estádio França Ndalu, pavilhão Paulo Bunzi, entre outros.

Actualmente o clube vive dificuldades  financeiras devido ao corte de verba pelo Ministério das Finanças de 800 milhões para 200 milhões de Kwanzas.

Quanto ao outro concorrente, o general Gouveia de Sá Miranda, candidato da Lista B, continua a sua busca pelos votos nas redes sociais com vídeos de incentivo para aposta no seu programa eleitoral.

Este candidato tem como director de campanha, Carlos Alonso “Cali”, antigo capitão da equipa de futebol e internacional angolano pela Selecção Nacional (Palancas Negras).

A lista B tem o suporte de oficiais das Forças Armadas Angolanas e antigos praticantes de futebol e basquetebol, as principais modalidades da agremiação. 

Por sua vez, o candidato da Lista A, o jurista Egas Viegas, apresentou o seu manifesto eleitoral, onde abordou as “linhas de força” que norteiam os objectivos da sua direcção, caso vença as eleições no dia 30 do corrente.

A campanha está aberta até o dia 28 do corrente para os candidatos, aprovados pela Comissão Eleitoral, presidida pelo general Pedro Neto, a convencerem um universo de 96.475 eleitores validados, dos quais 75.044 são militares no activo, 12.052 são militares reformados e 9.379 são sócios diversos.

Carlos Hendrick é o oitavo presidente da colectividade, depois de Santana André Pitra”Petroff” (1977-1979), Pedro de Castro Van-Dúnem”Loy”, 1979-1982), Henriques Teles Carreira “Iko” (1982-1988), Justino Fernandes (1988-1993), Mello Xávier (1993-1999), Pedro Neto (1999-2007) e Raul Hendrick (2007-2011).

Fundado a 1 de Agosto de 1977, o clube movimenta as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, hóquei em patins, atletismo, judo, pesca desportiva, vela, taekwondo, ténis de campo, xadrez e natação. 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *