As obras de construção do novo estádio de futebol do Uíge, em execução desde Abril de 2023, no município sede da província, estão a 45 por cento de execução física.
Com a previsão de conclusão nos próximos dois anos, a infra-estrutura desportiva terá a capacidade para albergar dez mil espectadores.
Orçado em mais de 38 milhões de dólares norte-americanos, o novo estádio de futebol do Uíge terá a classificação UEFA, categoria IV para futebol, e a categoria 3 da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Neste momento, decorrem os trabalhos de construção das redes pluviais e residuais, vias de comunicação e outros serviços.
Prevê-se a construção de um campo relvado, que vai contar com uma pista de atletismo de alto desempenho e piso de tartan.
O equipamento desportivo terá duas bancadas laterais de três pisos, cobertura na tribuna VIP e camarotes, quatro balneários para atletas e árbitros, salas de emergências médicas, de controlo anti-doping, área para imprensa, bar e outros compartimentos.
Com apenas uma equipa a disputar a presente edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão ” Girabola”, a província do Uíge conta apenas com estádio 4 de Janeiro, construído na era colonial.
Angop