As obras de construção do Centro de Saúde 22 de Janeiro, no município de Cacuaco, em Luanda, encontram-se com um nível de execução física e financeira de cerca de 26% e 53%, respectivamente, um cumprimento considerado satisfatório pela deputada do MPLA, Rosa Branca.
A parlamentar, que visitou, nesta quinta-feira, algumas obras de infra-estruturas sociais enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), reconheceu haver uma evolução significativa em termos de execução física e financeira das respectivas empreitadas.
Entre as obras visitadas destaca-se as do Centro de Saúde “Rio Seco” e da Escola T12 da Vila Kativa, no distrito urbano do Sequele, bem como constatou o funcionamento dos centros de saúde de referência da Vila Sede e o Materno Infantil da Comuna da Funda, que atende diariamente entre 150 e 200 pacientes.
Constaram, igualmente, da agenda de Rosa Branca a constatação das obras do troço Barra do Bengo/Bairro dos Pescadores, assim como a reabilitação e apetrechamento da escola 4052, no Bairro Garcia, que aumenta de três para 12 salas de aula.
Apesar da evolução das obras do PIIM, em Cacuaco, a deputada do círculo nacional da bancada parlamentar do MPLA reconheceu ainda existir grandes desafios no sector da Educação, cujas escolas ainda não estão concluídas.
Em declarações à imprensa, no final do primeiro dia de um ciclo de visitas que prossegue nesta sexta-feira, Rosa Branca disse que esta constatação enquadra-se no trabalho de fiscalização para aferir a execução dos planos do orçamento de Cacuaco.
Com uma população estimada em um milhão 237 mil e 477 habitantes, numa área territorial de 571 quilómetros quadrados, o município de Cacuaco comporta os distritos urbanos de Cacuaco, Kicolo, Mulenvos de Baixo e Sequele, assim como a comuna da Funda.