Junho 14, 2024

A vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores Político, Económico e Social, Helena Chimena, destacou, sexta-feira, a formação contínua de técnicos superiores formados na Universidade Cuito Cuanavale, o que tem contribuído para o desenvolvimento multifacetado da província, em particular, e do país, no geral.

A vice-governadora reconheceu esta valência académica na cerimónia da outorga de 253 finalistas nos cursos de Gestão Turística (39), Informática ( 46),  Enfermagem (53), Biologia (44) e Matemática (41).

Conforme Helena Chimena, a cerimónia constitui um marco de suma importância na trajectória da universidade  e da província, uma vez que passará a dispor de mais quadros de nível superior, que contribuirão muito para o desenvolvimento do país.

Considerou, mais do que uma realização pessoal, o grau de responsabilidade social dos licenciados, porque deverão aplicar e actuar com rigor, ética e deontologia os ensinamentos dos anos de formação na vida profissional, garantindo assim apoio ao desenvolvimento socioeconómico do país e da província.

Assinalou que, com a formação concluída, nas mais variadas áreas do saber, a província ganha mais profissionais formados e capacitados para atender aos novos desafios nas áreas de tecnologia e informação, saúde, educação e fomento ao turismo, o que se espera dedicação, eficiência e responsabilidade.

Por isso, a responsável encorajou-os a não desistirem dos seus sonhos e encarar esta fase como uma janela de oportunidades para o empreendedorismo, uma vez que é considerada ainda como um campo aberto.  

Desde 2014, a Universidade Cuito Cuanavale, que abrange as províncias do Cuando Cubango e Cunene, já formadou mais de dois mil estudantes em diversos cursos.

Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *