Maio 24, 2024

As relações entre Angola e o Reino da Suécia foi passada em revista durante um encontro mantido entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o seu homólogo sueco, Tobias Billström, realizado à margem da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos Países Nórdico-africanos.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MIREX), no encontro as duas entidades abordaram questões relacionadas com a cooperação entre os dois países centrada, principalmente, na reactivação de projectos de investimentos em diversos sectores das duas nações.

O encontro, refere o comunicado do MIREX, serviu também para reafirmar a disponibilidade da Suécia para continuar a cooperar e apoiar o desenvolvimento de Angola, sobretudo na identificação de novas áreas para parcerias futuras, nomeadamente da Energia e Águas, Transportes, Indústria, Tecnologia de Informação e Telecomunicações e no Desenvolvimento Urbano.

Os dois diplomatas analisaram, ainda, questões sobre a paz no continente africano e a nível mundial, onde o chefe da diplomacia angolana reiterou a disponibilidade e esforço do Presidente João Lourenço para a pacificação da Região dos Grandes Lagos e a reconciliação nacional no continente.

A Suécia foi um dos primeiros países a reconhecer a Independência de Angola e, desde então, tem mantido laços consistentes de cooperação com o Governo angolano. Entre os vários projectos, o Reino da Suécia foi o responsável pela construção do primeiro Centro de Formação de Pescas de Angola (CEFOPESCAS) e do Projecto de Electrificação do município dos Dembos, na província do Bengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *