O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco Assis e a embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, visitam a partir de amanhã o Laboratório Central Agroalimentar de Luanda e do Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos (SNCQA).
O acto visa a formalização de entrega de equipamento laboratorial com financiamento da União Europeia num valor total de cerca de 1,4 milhões de euros.
O Laboratório Central Agroalimentar de Luanda, sita na avenida Deolinda Rodrigues, Estrada de Catete, Km 6, na rua dos comandos, junto à Estrada da FILDA, no município do Cazenga em Luanda. O acto visa a formalização de entrega de equipamento laboratorial com financiamento da União Europeia num valor total de cerca de 1,4 milhões de euros.
No documento a Estado News teve acesso, refere que a entrega formal do equipamento será feita pela embaixadora da União Europeia Rosário Bento Pais, a directora-geral do Serviço Nacional de Controlo da Qualidade dos Alimentos, Isabel Miguel. Esta iniciativa realiza-se no âmbito da Convenção de Apoio à Criação de Emprego e ao Clima de Investimento, assinada pelo Governo de Angola e a União Europeia em 2020.
Isabel Miguel, fará uma incursão sobre a evolução do Laboratório Central Agroalimentar de Luanda, resultante da Assistência Técnica de Apoio a Angola sobre Normas de Segurança e Qualidade, que o País tem beneficiado, num projecto do Governo Angolano, que também conta com financiamento da União Europeia, num valor de 3,2 milhões de euros, no quadro da Convenção de Apoio à Criação de Emprego e ao Clima de Investimento.
Inserido no fornecimento de equipamento laboratorial e consumível pela italiana Bioethic Shelter & Emergency, o Ministério da Agricultura e Florestas já recebeu dois de três lotes de material laboratorial financiado pela União Europeia. Entre os equipamentos recebidos pelo Laboratório Central Agroalimentar do SNCQA incluem-se: Sistemas de purificação de água ultrapura, Incubadoras convencionais e espectrofotómetro de chamas, Termocicladores de PCR (sigla em inglês para Reacção em Cadeia de Polimerase), Mufla, Balanças analíticas, Potenciómetro, Banho-maria, Contador de colónia automático, Autoclaves, Elisa, Pipetador automático, Homogeneizador entre outros.
O referido material vai aumentar a capacidade de análise do Laboratório Central Agroalimentar de Luanda e expandir as suas valências para a detecção de cálcio, lítio, potássio e sódio em amostras de alimentos, solos, água e fertilizantes assim como detecção de outros composto inorgânicos em alimentos.