Maio 18, 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê em todo o país, para a época de cacimbo, iniciada oficialmente quarta-feira (15), temperaturas mínimas com valores médios entre cinco e oito graus celsius nas províncias do Bié, Huambo, Moxico, Huíla, Cunene e Cuando Cubango.

Num comunicado enviado à ANGOP, o INAMET prevê para as províncias do Namibe, Benguela, Cuanza-Sul, Uíge, Malanje, Lunda-Norte, nordeste do Cuanza-Norte, centro do Moxico, centro e leste da Lunda-Sul temperaturas mínimas com valores médios entre nove e 18 graus celsius.

Já para as províncias de Luanda, Bengo, Cuanza-Norte, Zaire e Cabinda estão previstos os valores médios de temperaturas mínimas entre 19 e 22 graus celsius, sendo esta zona que vai registar as temperaturas mais altas.

Na mesma nota, o INAMET alerta para o registo crescente de doenças do foro respiratório, e aconselha a população a se proteger e a adoptar cuidados mínimos como bastante consumo de água ao longo do dia, o uso de roupas que cubram o corpo inteiro, manter regularmente limpa a casa, praticar exercícios físicos e privilegiar uma alimentação baseada em produtos do campo.

A estação de inverno do hemisfério sul (HS), popularmente denominada estação de cacimbo em Angola vai de 15 de Maio a 15 Agosto e é caracterizado pela ausência de chuvas em grande parte do país, embora, até final de Maio em algumas localidades do Norte de Angola, poder-se-á registar a ocorrência de chuvas.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *