Maio 18, 2024

Uma exposição que retrata a evolução dos movimentos de libertação nacional em Angola, Guiné Bissau e Portugal, intitulada” Revoluções” foi inaugurada, terça-feira,no Museu Nacional de Brasília.

Composta por 56 quadros do fotojornalista Uliano Lucas, a exposição é uma iniciativa conjunta dadas Embaixadas de Portugal e Itália, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução  de Abril, que determinou o fim da colonização portuguesa em África.

Com término previsto para 7 de Julho do ano em curso, a exposição está dividida em três partes que correspondem a três territórios fotografados entre 1969-1974.

A primeira  secção espelha fotografias  realizadas nas zonas libertadas da Guiné Bissau, a segunda inclui imagens da guerrilha em Angola  e, por último, a terceira, que retrata  Portugal no período derradeiro da ditadura.

Na ocasião,  o embaixador de Angola no Brasil, Manuel Bravo, destacou a importância e simbolismo da exposição, reconhecendo tratar-se de uma brilhante iniciativa  que dá  a conhecer ao mundo pedaços  das lutas contra  a  opressão  colonial portuguesa.  

Participaram do acto, em que também interviram os embaixadores da Guiné Bissau, da Itália  e de Portugal, membros do corpo diplomático, entidades do Governo brasileiro  e demais convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *